Calendário Anual





"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor, que por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste".(PAULO FREIRE, Pedagogia da Autonomia, p. 102 e 103).

Calendário Escolar


O calendário faz parte do nosso dia-a-dia. Ele marca os dias, os meses e o ano e não existe mesa, computador ou agenda que não tenha o seu. Precisa de outro motivo para ter um na parede da sala de aula? Não um calendário qualquer, claro. Mas um calendário feito pela equipe da revista ESCOLA especialmente para você, professor. A vantagem deste modelo é a mobilidade. As datas comemorativas (veja lista abaixo) e as atividades promovidas pela escola são representadas com botões decorativos ou brochinhos de biscuit e podem ser mudadas todo mês.
Convide a classe para ajudar você na produção. Assim, os alunos se sentem donos do calendário e se acostumam a consultá-lo sempre. A vantagem é que vão aprender a se organizar. Quantos dias faltam para a avaliação? Quando temos que devolver os livros para a biblioteca?
A coordenadora pedagógica Maria Isabel Moniz, da Escola Carlitos, em São Paulo, sugere aproveitar o calendário para trabalhar a autonomia com estudantes de todas as idades. O resultado é infalível. "Os pequenos, que ainda precisam de um adulto para orientá-los nas atividades escolares, começam a identificar o que vai acontecer naquele dia e nos próximos", explica. "Os maiores participam da dinâmica da classe identificando quanto tempo ainda há para organizar um passeio ou entregar um trabalho."



MATERIAL NECESSÁRIO




Pedaço de tecido jeans medindo 74 centímetros de comprimento por 60,5 de largura
12 retângulos de tecido jeans medindo 3 centímetros de comprimento por 15 de largura cada um
Tira de tecido jeans medindo 14,5 centímetros de comprimento por 50,5 de largura
Régua
Giz de alfaiate
15 pedaços de lã amarela com 1 metro de comprimento cada um e 1 pedaço com 2 metros
Agulha para bordar
Tesoura
8 pedaços de velcro adesivo com 8 centímetros de comprimento cada um
50 alfinetes niquelados tamanho 0 ou bases para brinco
Tinta relevo nas cores azul, laranja e amarela
Cola para tecido
Botões decorativos
Massa de biscuit

Como fazer

1. Para não desfiar Separe os pedaços de jeans e, pelo avesso, aplique nas bordasuma camada de cola para tecido para o fio não correr. Espere secar.

2. Riscos no tecido
Com o giz, faça marcação vertical leve no meio do tecido maior. Desenhe a grade central, distante 21,5 centímetros da borda superior, 22,5 da inferior e 12,5 das laterais. Trace nesse retângulo (35,5 centímetros de largura por 30 de comprimento) sete colunas e seis linhas. Faça uma margem de 1,5 centímetro na borda. Divida com riscos de giz a tira de tecido jeans em quatro partes iguais.
3. Alinhavo da tabela

Para bordar, trabalhe com a lã dobrada ao meio. Alinhave toda a grade desenhada no tecido jeans. Use um fio para cada reta.

4. Dias da semana, meses e ano

Com tinta relevo laranja, escreva o ano no topo do tecido. Utilize a marcação central para guiar a escrita. Acima de cada coluna, escreva de forma abreviada os dias da semana com tinta azul. Cole um pedaço de velcro atrás dos 12 retângulos jeans e escreva em cada um o nome de um mês. Em cada divisão da tira maior, escreva as palavras dias, meses, atividades e festas.

5. Aplicação dos bolsos

Desfie a parte superior da tira de jeans maior para dar um charme no acabamento. Na hora de fixá-la na barra do calendário, guie-se pela marca de giz feita na borda. Com o pedaço maior de lã prenda a tira com um alinhavo formando os bolsos.

6. Os dias do mês

Com a massa de biscuit, faça uma bolinha e achate. Espere o lado de cima secar, vire-a e prenda
na parte de trás o alfinete ou a base para brinco. Deixe secar. Repita o mesmo procedimento fazendo mais 30 plaquinhas. Escreva em cada uma delas um dia do mês com tinta amarela.

7. Bainha de acabamento

Trabalhe agora no avesso. Utilizando as marcações laterais, vire as bordas e cole. O ferro de passar roupa ajuda a vincar o tecido e a acelerar a secagem da cola. Para pendurar, faça três ganchos com a lã amarela e pregue-os no centro e em cada uma das pontas.

8. Datas comemorativas Represente com botões decorativos ou figuras modeladas com massa de biscuit os dias que você e sua turma consideram importantes e querem destacar no calendário escolar.


Fonte Retirada: Revista Escola

Oi, Amigas...
Achei legal esse calendário espero que gostem..
Bjos
Datas Comemorativas - Março

01- Cinzas
02- Dia Nacional do Turismo
02- Dia da Oração
03- Dia do Meteorologista(1º sexta feira do mês)Dia Mundial da Oração
05- Dia do Filatelista Brasileiro
07- Dia do Fuzileiros Navais
08- Dia Internacional da Mulher
10- Dia do Telefone
10 - Dia do Sogro
12 - Aniversário de Recife e Olinda
12- Dia do Bibliotecário
14- Dia do Vendedor de Livros
14- Dia Nacional da Poesia
14- Dia dos Animais
15- Dia da Escola
15- Dia Mundial do Consumidor
19- Dia de São José
19- Dia do Carpinteiro
19- Dia do Marceneiro
20- Início do outono
21- Dia Universal do Teatro
21- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
22- Dia Mundial da Água
23- Dia Mundial da Meteorologia
26- Dia do Cacau
27- Dia do Circo
28- Dia do Diagramador
28- Revisor
30- Dia Mundial da Juventude
31- Dia da Integração Nacional
31- Dia da Saúde e Nutrição

Carnaval
















Carnaval





























História do Carnaval



O carnaval é o uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo já que fugia das reais origens da festa como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. A esta favorável recepção, acrescentou-se as famosas marchinhas carnavalescas que incrementou a festa e a fez crescer em quantidade de participantes e em qualidade.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Datas Comemorativas de Fevereiro

01 . Dia do Publicitário
02 · Dia do Agente Fiscal
05 · Dia do Datiloscopista
05 . Carnaval
07 · Dia do Gráfico
09 · Dia do Zelador
10 . Dia do Atleta Profissional
11 · Dia da Criação da Casa de Moeda
11 · Dia Mundial do Enfermo
14 · Dia da Amizade
16 · Dia do Repórter
19 · Dia do Esportista
21 · Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
21 · Data Festiva do Exército
23 · Dia do Rotaryano
24 · Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
25 · Dia da criação do Ministério das Comunicações
27 · Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
27 . Dia Nacional do Livro Didático
Olá queridas amigas...

Estou meio sumidinha mas voltei depois de muito trabalho... estava fazendo os enfeites para a sala-de-aula e para a escola, mas foi muito prazeroso...
Postei o que eu e a Prof. Viviane fizemos com algumas sugestões do blog da Ivanise,da Jacirinha, Criando e Copiando Sempre e outros...
Espero que gostem!!
Bjos no coração

Dezinha