Calendário Escolar


O calendário faz parte do nosso dia-a-dia. Ele marca os dias, os meses e o ano e não existe mesa, computador ou agenda que não tenha o seu. Precisa de outro motivo para ter um na parede da sala de aula? Não um calendário qualquer, claro. Mas um calendário feito pela equipe da revista ESCOLA especialmente para você, professor. A vantagem deste modelo é a mobilidade. As datas comemorativas (veja lista abaixo) e as atividades promovidas pela escola são representadas com botões decorativos ou brochinhos de biscuit e podem ser mudadas todo mês.
Convide a classe para ajudar você na produção. Assim, os alunos se sentem donos do calendário e se acostumam a consultá-lo sempre. A vantagem é que vão aprender a se organizar. Quantos dias faltam para a avaliação? Quando temos que devolver os livros para a biblioteca?
A coordenadora pedagógica Maria Isabel Moniz, da Escola Carlitos, em São Paulo, sugere aproveitar o calendário para trabalhar a autonomia com estudantes de todas as idades. O resultado é infalível. "Os pequenos, que ainda precisam de um adulto para orientá-los nas atividades escolares, começam a identificar o que vai acontecer naquele dia e nos próximos", explica. "Os maiores participam da dinâmica da classe identificando quanto tempo ainda há para organizar um passeio ou entregar um trabalho."



MATERIAL NECESSÁRIO




Pedaço de tecido jeans medindo 74 centímetros de comprimento por 60,5 de largura
12 retângulos de tecido jeans medindo 3 centímetros de comprimento por 15 de largura cada um
Tira de tecido jeans medindo 14,5 centímetros de comprimento por 50,5 de largura
Régua
Giz de alfaiate
15 pedaços de lã amarela com 1 metro de comprimento cada um e 1 pedaço com 2 metros
Agulha para bordar
Tesoura
8 pedaços de velcro adesivo com 8 centímetros de comprimento cada um
50 alfinetes niquelados tamanho 0 ou bases para brinco
Tinta relevo nas cores azul, laranja e amarela
Cola para tecido
Botões decorativos
Massa de biscuit

Como fazer

1. Para não desfiar Separe os pedaços de jeans e, pelo avesso, aplique nas bordasuma camada de cola para tecido para o fio não correr. Espere secar.

2. Riscos no tecido
Com o giz, faça marcação vertical leve no meio do tecido maior. Desenhe a grade central, distante 21,5 centímetros da borda superior, 22,5 da inferior e 12,5 das laterais. Trace nesse retângulo (35,5 centímetros de largura por 30 de comprimento) sete colunas e seis linhas. Faça uma margem de 1,5 centímetro na borda. Divida com riscos de giz a tira de tecido jeans em quatro partes iguais.
3. Alinhavo da tabela

Para bordar, trabalhe com a lã dobrada ao meio. Alinhave toda a grade desenhada no tecido jeans. Use um fio para cada reta.

4. Dias da semana, meses e ano

Com tinta relevo laranja, escreva o ano no topo do tecido. Utilize a marcação central para guiar a escrita. Acima de cada coluna, escreva de forma abreviada os dias da semana com tinta azul. Cole um pedaço de velcro atrás dos 12 retângulos jeans e escreva em cada um o nome de um mês. Em cada divisão da tira maior, escreva as palavras dias, meses, atividades e festas.

5. Aplicação dos bolsos

Desfie a parte superior da tira de jeans maior para dar um charme no acabamento. Na hora de fixá-la na barra do calendário, guie-se pela marca de giz feita na borda. Com o pedaço maior de lã prenda a tira com um alinhavo formando os bolsos.

6. Os dias do mês

Com a massa de biscuit, faça uma bolinha e achate. Espere o lado de cima secar, vire-a e prenda
na parte de trás o alfinete ou a base para brinco. Deixe secar. Repita o mesmo procedimento fazendo mais 30 plaquinhas. Escreva em cada uma delas um dia do mês com tinta amarela.

7. Bainha de acabamento

Trabalhe agora no avesso. Utilizando as marcações laterais, vire as bordas e cole. O ferro de passar roupa ajuda a vincar o tecido e a acelerar a secagem da cola. Para pendurar, faça três ganchos com a lã amarela e pregue-os no centro e em cada uma das pontas.

8. Datas comemorativas Represente com botões decorativos ou figuras modeladas com massa de biscuit os dias que você e sua turma consideram importantes e querem destacar no calendário escolar.


Fonte Retirada: Revista Escola

Oi, Amigas...
Achei legal esse calendário espero que gostem..
Bjos

Comentários